SHUSEKI MURAKAMI

"

Desde que Soke Kanazawa se formou na Universidade Takushoku, Murakami mudou-se para Tóquio com a idade de dezoito anos e entrou no mesmo Clube de Karate onde tantos nomes do mundo do Karate Shotokan já haviam estudado.

Manabu Murakami nasceu no dia 1 outubro de 1966 em Kyushu, no sul do Japão. Iniciou-se no Karate aos 9 anos, porém entre os 11 e 15 anos, jogou beisebol. Somente aos 15 anos, é que começou a praticar Karate a sério.

Seu primeiro instrutor foi o Sensei Maruo, um instrutor da JKA que mais tarde seguiu Soke Kanazawa quando a SKIF foi estabelecida. O Sensei Maruo foi um aluno do Sensei Miyata Minoru, assistente-instrutor-chefe da JKA sob comando do Shihan Masatoshi Nakayama. Então, basicamente, Sensei Manabu Murakami teve um bom ponto de partida para aprender karate.

Desde que Soke Kanazawa se formou na Universidade Takushoku, Murakami mudou-se para Tóquio com a idade de dezoito anos e entrou no mesmo Clube de Karate onde tantos nomes do mundo do Karate Shotokan já haviam estudado. Os treinos eram ministrados pelo Shihan Tsuyama, que por sinal tinha perdido na final do primeiro All Japan Championship contra o Soke Kanazawa em 1957.

Alguns de seus colegas de classe da Universidade Takushoku também se destacaram no mundo do Karate, como por exemplo, Sr. Naka, Sr. Taniyama, Sr. Kokubun, Sr. Akita entre outros. 

Durante seus anos de universidade, Shihan Murakami não pôde competir tanto, porque houve um acidente fatal no Clube Karate da universidade. Como consequência, o clube foi proibido de entrar em competições.

Depois de se formar na Universidade Takushoku, Shihan Murakami decidiu entrar no curso de instrutor da SKIF. O ensino não foi feito apenas por Soke Kanazawa mas principalmente por Shihan Kasuya. Shihan Kasuya era um professor muito rigoroso e nunca sorria. 

Shihan Manabu Murakami competiu na SKIF desde a adolescência e venceu o SKIF All Japan Championship muitas vezes. Ele também se tornou Campeão Mundial SKIF em kumite em 1991 (México) e em 1994 (Yokohama).

À medida que a SKIF continuava a se expandir internacionalmente, Shihan Murakami começou a viajar por todo o mundo. Em muitas ocasiões junto com Soke Kanazawa. 

Em Abril de 2014, Shihan Murakami tornou-se Shuseki Shihan (Instrutor Chefe) da SKIF, substituindo Soke Kanazawa.

HISTÓRIA

“Em meados da década de 50 radica-se na cidade do Porto um professor de Judo, M. Jackie Hugnet, 2º Dan, começando a ministrar o ensino dessa disciplina, na altura ainda considerada Arte Marcial.

Gichin Funakoshi

“Mestre Gichin Funakoshi nasceu em 1868, em Shuri, e cedo se dedicou ao estudo e prática do Karate, do qual se tornaria, posteriormente, seu representante máximo.

Shihan Mário Águas

“Shihan Mário Águas iniciou-se como praticante de Judo em 1958 e, em 1966, torna-se um dos fundadores da Academia Soshinkai em Portugal. Foi desde sempre director técnico da Soshinkai em Portugal, tendo desempenhado igualmente o cargo de presidente da FPKS.