Shihan Mário Águas

"

É, o representante máximo da SKIF em Portugal e Vice-Presidente da Yudansha para a Europa.

 

Shihan Mário Águas iniciou-se como praticante de Judo em 1958 e, em 1966, torna-se um dos fundadores da Academia Soshinkai em Portugal. Foi desde sempre director técnico da Soshinkai em Portugal, tendo desempenhado igualmente o cargo de Presidente da FPKS.

Dirigiu o processo de adesão à SKIF, sendo designado por Soke Hirokazu Kanazawa, seu representante pessoal no nosso país. É, actualmente, o representante máximo da SKIF em Portugal e Vice-Presidente da Yudansha para a Europa.

Tem a graduação de 8º Dan.

O livro “Da Soshinkai à FPKS – 40 Anos de Artes Marciais”, uma viagem por quatro décadas de história: desde a formação da Academia SOSHINKAI, mais tarde Shotokan Kokusai Karate-Do Portugal (SKKP), até à constituição, em 2002, da Federação Portuguesa de Karate Shotokan (FPKS), é também uma forma única de conhecer o percurso de Shihan Mário Águas nas Artes Marciais.”

HISTÓRIA

“Em meados da década de 50 radica-se na cidade do Porto um professor de Judo, M. Jackie Hugnet, 2º Dan, começando a ministrar o ensino dessa disciplina, na altura ainda considerada Arte Marcial.

Gichin Funakoshi

“Mestre Gichin Funakoshi nasceu em 1868, em Shuri, e cedo se dedicou ao estudo e prática do Karate, do qual se tornaria, posteriormente, seu representante máximo.

Soke Kanazawa

“Mestre Hirokazu Kanazawa nasceu na província japonesa de Iwate em 1931.

Em 1956 terminou o curso da Universidade de Takushoku e ingressou na JKA, onde foi aluno de mestre Funakoshi.